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Pilates

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Historia Pilates

Joseph Hubertus Pilates, nasceu em 1883 na pequena cidade de Mönchengladbach, Alemanha e passou a adolescência praticando esportes variados.

Chegou a ser lutador profissional de boxe, em 1912, depois durante a I Guerra Mundial, foi exilado em uma ilha inglesa e lá começou a trabalhar com guerrilheiros mutilados.

Esta vivência o levou a criar seu método revolucionário. A principio, usou molas para ajudar os pacientes a se recuperarem, mais tarde estes objetos dariam origem aos equipamentos atuais.

Em 1923, abriu seu primeiro estúdio em Nova York. Inicialmente seu método impressionou um pouco e a popularização se deu nos anos 40 com a procura de grandes bailarinos como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

Pilates faleceu aos 87 anos, e sua esposa Clara Pilates deu continuidade ao trabalho de divulgação, posteriormente seus alunos deram sequência ao método abrindo seus próprios estúdios. Os alunos do método eram praticantes de esportes e que apresentavam algum problema corporal (postural ou lesões).

Um importante divulgador foi o dançarino Ron Fletcher, que montou seu estúdio em Los Angeles em 1970, frequentado por celebridades.

A principal difusora no Brasil, a partir de 1991 foi Alice Becker. A especialista afirma “a filosofia prioriza a personalização da técnica para cada aluno, isto é, o professor respeita os objetivos, necessidades, condições e limitações de cada aluno”.

 
Método de pilates

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Para atingir o objetivo do musculo saudável, forte e flexível, o método Pilates fortalece os músculos frascos, alonga os músculos encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Estes movimentos são feitos lentamente e com muito controle evitando o estresse. É importante observar o alinhamento postural em cada exercício para desenvolver a melhora da postura global.

Desta forma a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

As aulas se desenvolvem com exercícios suaves e eficazes, com grande repertorio de exercícios, poucas repetições de cada movimento, uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios, resultados rápidos e duradouros, construção de uma postura correta e natural, sem desgaste físico.

Os benefícios do Pilates: aumento da resistência física e mental; alongamento e controle corporal; correção postural; aumento da flexibilidade, tônus e força muscular; alivio das tensões, estresse e dores crônicas; melhora da coordenação motora; maior mobilidade das articulações; estimulação do sistema circulatório e oxigenação sanguínea; facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas; fortalecimento dos órgãos internos; aumento da concentração; trabalho respiratório e promove o relaxamento.

Método complementar da pratica de esporte, potencializando o desempenho físico.

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